Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Gestores da Unemat e Secitec avaliam encontros realizados nos campi
Gestores da Unemat e Secitec avaliam encontros realizados nos campi
26/03/2007 17:28:16
por Coordenadoria de Comunicação Social

Os encontros entre gestores da Universidade do Estado do Mato Grosso e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), realizados na última semana (22 e 23 março) em Tangará da Serra e Barra do Bugres trouxeram resultados positivos. Em cada campus, os profissionais ouviram e viram de perto potenciais, demandas, projetos e as áreas prioritárias em cada unidade universitária.

Dentre os pontos de investimento, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, destacou “a viabilização de mestrado, minter, para os professores, fortalecimento de cursos de educação a distância e revisão no orçamento da Unemat”. De imediato, serão definidos os aspectos macro: o que é a Universidade hoje, profissionais, cursos, acadêmicos atendidos, e o que será construído este ano. “A Unemat vai apresentar um Raio X da Instituição para subsidiar politicas públicas de Ciência e Tecnologia e definir ações".

A Secretária-Adjunta, Ilma Grisoste, afirmou que percebeu nos dois locais visitados uma ansiedade de melhoria, expresso por meio do desenvolvimento de projetos, revisão do plano de carreira e melhoria na infra-estrutura. “Essa busca de melhorar enquanto profissional reflete positivamente na qualidade do ensino e fortalece a Instituição”.

Neste sentido, pontou Grisoste, estão sendo construídos centros de pesquisa em seis campi da Unemat. Para este ano, já foi aprovado a edificação de mais outros dois em Nova Xavantina e Pontes e Lacerda, representando um investimento de R$600 mil. “Esses centros vão absorver mestres e doutores que ingressaram no último concurso, oferecendo estrutura para o desenvolvimento de seus projetos”.

O Reitor da Unemat, Taisir Karim, considerou positiva a visita da comitiva aos campi da Unemat para um contato mais direto entre profissionais, acadêmicos e gestores. “É fundamental para que o Governo entenda o que é a nossa Universidade e veja no local as potencialidades e demandas e possa responder às necessidades da comunidade que atendemos. Essa aproximação da Secretaria amplia o diálogo entre as instituições”.

Até o mês de julho a Secitec irá visitar todos os campi da Unemat. Serão encontros quinzenais, uma vez por mês na sede em Cáceres e, a outra, em uma das 11 unidades universitárias espalhadas por todo o Estado. O objetivo é aproximar as duas instituições, agilizar os processos de decisões e possibilitar o conhecimento da realidade vivida em cada local. “A Unemat é um Instituição de desenvolvimento, um patrimônio, uma conquista para o Estado. Governo e Universidade têm que ter parceria total”, disse o Secretário Chico Daltro.

Integraram a comitiva da Unemat além do Reitor Taisir Karim, os Pró-Reitores, Carolina Joana da Silva (PRPPG), Agnaldo Rodrigues (PROEG) e Ilário Straub (PREC). Como representantes da Secitec, o Secretário, Chico Daltro, a Secretária Adjunta, Ilma Grisoste, e a Superintendente de Ensino Superior, Inês Costa Marques.

Câmpusvisitados:

Tangará da Serra:

O campus atende atualmente 1.822 acadêmicos em sete cursos regulares, além de três núcleos pedagógicos em Juína, Sapezal e Campo Novo do Parecis. São seis cursos de pós-graduação, 24 projetos de pesquisa e 20 de extensão. A Unemat também movimenta a economia do município, empregando diretamente 136 professores e 43 técnico-administrativos. Para atender a esse público, há necessidade de ampliação da área, construção de salas de aulas, informatização da biblioteca e organização do transporte coletivo.

Barra do Bugres:

A Unemat atende 1.200 acadêmicos em cursos regulares no município e região. São seis graduações: Matemática, Ciências da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Arquitetura e uma turma especial de Direito. Abriga também o Terceiro Grau Indígena. Para atender a esse público são 80 professores, sendo 80% efetivos. Em contrapartida ao crescimento, há demanda emergente de ampliação de infra-estrutura, com a construção de mais salas de aula, laboratórios e biblioteca.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 140888
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada